sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A ÁRVORE DE NATAL


                                                                   
                                           
Hoje eu desarmei minha “árvore de natal”. Nunca havia desarmado antes. Percebi que em toda a minha vida eu só ajudava a armar. Desde criança nunca me interessei em desarmar. Acho que todos somos assim. Armar é muito mais interessante, todo mundo participa, todos ajudam, todos querem colaborar, parece que todos queremos de alguma forma ajudar para nos sentirmos também responsáveis. É uma alegria só! Sempre era  muito bom quando armávamos nossa “árvore de natal” . Todos juntos!  Em janeiro a árvore era desarmada, sem maiores significados, sempre por terceiros. 
Hoje eu estava só, fiquei olhando para a árvore , linda ,mas sozinha,quase abandonada. Depois do Natal parece que ela nem existe mais para nós. Acho que as “árvores de natal” ficam tristes depois do Natal. Pensei : se eu me levantar daqui e começar a desarmar vai dar um trabalhão. E ela lá, impassível. Se tivesse olhos estaria olhando para o chão, triste, um olhar de timidez, abandono... Como se quisesse dizer: preciso ir,meu tempo já passou aqui.
 Ok árvore você venceu . Vou te desarmar!
Comecei a desarmar a árvore, com carinho. Resolvi transformar esse trabalho em um momento prazeroso.  Percebi que estava gostando... A verdade é que na vida a gente gosta de construir, de preparar, gosta da chegada, do que pode vir, das novidades... Cada parte que guardava da árvore, pensava  nos momentos de alegrias que passamos ao seu lado, afinal ela é que guarda todos os presentes, todos ficam sob sua proteção.  E se essa árvore fosse uma vida. Uma vida inteira para guardar... As árvores de natal na verdade nunca morrem. Guardamos e no outro Natal elas resurgem lindas, todos querendo tocá-las e arrumá-las. Voltam a ser imponentes e assim se renovam a cada ano. Elas  ressuscitam ano a ano e nos fazem lembrar dos Natais que se foram , das famílias reunidas sempre ao seu redor. Sem dúvida fazem parte da família. Aquele parente bacana que não reclama de nada, só emociona a todos. Terminei de montar a arvore e guardei. O lugar ficou lá, vazio. Seria bom se nossas vidas fossem como a de uma “arvore de natal”. Só devem ter momentos de alegrias. Vivem o melhor período do ano e depois se recolhem. Só nos dão alegrias e deixam saudades. As árvores de natal são especiais, devem ter algo de celestial .


Marco Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 MARCO AURÉLIO PALESTRANTE | Template Blue by TNB