sexta-feira, 6 de junho de 2014

SEPARAÇÃO



                                                   SEPARAÇÃO

Já vi muita gente chorando no momento da despedida. É um parente querido que vai embora. É o namoro que se rompe porque um deles vai ter que ir estudar fora. É um ente querido que morre... Enfim, é emocionante a despedida! Contudo, eu não entendia porque alguns casais que terminam o relacionamento, se despedem abraçados e chorando. Presenciei uma cena assim. Um casal de amigos, que viviam brigando, com muitos desentendimentos, até que um dia decidiram romper o relacionamento de mais de 10 anos. Marcaram para se encontrar no apartamento onde moravam para separarem algumas pequenas coisas que ainda estavam lá. Meu amigo me pediu que fosse com ele para ajudar. Quando chegamos, ela já estava separando tudo, ele fechou a cara, chateado, porque ela já estava separando o que levaria. Ele pegou algumas coisas e terminaram tudo, olhares para o chão... Ele diz:
- Ok, tá tudo certo? Ela balança a cabeça e diz: - tudo bem! Não trocam olhares. De repente, ela faz um gesto de que vai abraçá-lo, ele a abraça e acontece o inusitado: os dois começam a chorar, se abraçam forte, sem uma palavra... choram abraçados e, depois de algum tempo, se despedem sem se olharem e desejam boa sorte um ao outro. Na volta para a nova casa de meu amigo, ele ainda calado e emocionado, eu pergunto:
- Por que terminou? Vocês se abraçaram chorando, pensei que iam voltar! Meu amigo responde, depois de um longo suspiro: 
- Não dava mais! Ajudei-o a tirar tudo do carro e ele me deixou em casa. Só quando a gente passa por uma separação é que entende que o abraço e o choro, na despedida, significam que mesmo sabendo que tivemos muitos momentos bons e até maravilhosos, não dá mais para continuar. O abraço representa o agradecimento por tudo, apesar de tudo... Toda separação é traumática! As despedidas nos ensinam que, na verdade, pode não ser o fim, mas o início de uma nova vida em busca da felicidade...

Marco Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 MARCO AURÉLIO PALESTRANTE | Template Blue by TNB